Visão geral

Cockpit

Cabine

Perf & Specs

Product Brochures

PC12-NG

Just The Facts

PC12 - Fact Sheet

PC12 - The Other Swiss Movement

O melhor monomotor do mundo

Superando Expectativas

O Pilatus PC-12 NG conquistou uma excelente reputação por sua versatilidade, desempenho, confiabilidade e flexibilidade operacional. Como tal, é um dos turboélices mais populares do mercado na atualidade. Mais de 1200 aeronaves já foram vendidas.

 

Em operação no mundo todo, o PC-12 NG ganhou popularidade através do seu uso no transporte executivo, transporte de  carga, aero médico, companhias aéreas e em missões especiais de governo. Seja por sua cabine ampla e espaçosa, ou pelas operações single pilot, de longo alcance, baixos custos operacionais, alta velocidade, operação em pistas curtas, ou mesmo pela precisão da engenharia suíça, os clientes encontram no PC-12 NG o equilíbrio perfeito de características para atender às suas necessidades:

A velocidade máxima de cruzeiro do Pilatus PC-12 NG em 2016 será de 285 knots (528 km/h), graças à otimização aerodinâmica em cada polegada do exterior do PC-12 NG, que resultou em algumas melhorias, como a redução do arrasto. Algumas sutis e importantes mudanças contribuíram para o aumento da velocidade sem potência adicional. O FLAP atuador da carenagem abaixo da asa, por exemplo, foi redesenhado para um fluxo de ar mais suave em torno dele, já a maçaneta da porta de entrada, foi alterada para um design nivelado. Lacunas e articulações em torno dos Flaps foram seladas, e várias antenas foram reposicionadas para se alinharem ao padrão de fluxo de ar.

 

Nova hélice com cinco pás

A mudança mais notável no PC-12 NG em 2016 é o novo padrão da hélice, agora com cinco pás de material composto de grafite. Desenvolvido especialmente para o PC-12 NG pela Hartzell, esta nova hélice reduz os níveis de ruído, melhora o desempenho na decolagem e na subida, reduz os custos de manutenção de ciclos da aeronave, e é facilmente reparável. As pás da hélice apresentam um bordo de ataque de níquel e cobalto e é fabricada com fibra de carbono e com um design de estrutura monocoque. O formato fino da lâmina também é projetado para baixo arrasto. A nova hélice é certificada para tempo de vida ilimitado. Nas hélices de material composto, reparos são realizados com a utilização de epóxi, ao contrário dos diversos materiais utilizados em reparos das hélices de alumínio. Desta maneira, as pás de material composto são restauradas às dimensões originais de fábrica em cada intervalo de overhaul. No terceiro ciclo de overhaul, a hélice de material composto proporciona uma economia significante em relação à hélice de metal.

 

Decolagem, razão de subida e velocidade de cruzeiro foram impulsionados com a aerodinâmica mais limpa e com a hélice de cinco pás. O PC-12 NG 2016 apresenta uma distância de decolagem de apenas 2.600 pés (793 m). No peso máximo de decolagem, a aeronave consegue subir à altitude de cruzeiro de 28.000 pés (8.535 m) 10% mais rápido, e ainda teve seu alcance máximo aumentado para 1.840 milhas náuticas (3.407 km), com quatro passageiros a bordo e reserva de combustível VFR. Sempre buscando eficiência, a equipe de engenheiros da Pilatus mais uma vez foi bem-sucedida ao fazer o PC-12 NG uma aeronave ainda mais veloz e capaz de ir mais longe com menos combustível.

 

Novas possibilidades de interior e exterior

O Pilatus PC-12 NG 2016 traz seis novos designs de pintura projetados pela BMW Disegnworks. Pilatus e BMW vem trabalhando em conjunto há mais de uma década para proporcionar novos estilos de interior e exterior aos quais nossos clientes apreciam e se orgulham em mostrar seus gostos distintos.

 

Em 2016, a Pilatus irá continuar a oferecer serviços de customização completo para aqueles que desejarem algo ainda mais único.

 

Software de Aviônicos atualizados

O Software de Aviônicos Build 10 melhora a experiência de voar com novas características, tais como: compensação de temperatura para aproximações Bravo VNAV, registro de rota de voo para mostrar SIDs e STARS no plano de voo, uma opção de menu vertical de tarefas Direct-To, ponto de passagem no iNav map, uma opção para padrões de pesquisa de orbita, e inúmeras melhorias sugeridas por pilotos de PC12 NG de todo o mundo. Além disto, a inserção do plano de voo diretamente no FMS (Flight Management System) está ainda mais facilitada com o sistema pioneiro de transmissão Wireless da Pilatus.