O DNA  FEITO PARA VOAR,
o dna PILATUS

O MELHOR MONOMOTOR DO MUNDO

Não tem igual

O Pilatus PC-12 NG conquistou sua reputação por excelente versatilidade, desempenho, confiabilidade e flexibilidade operacional. Como tal, ele é um dos aviões turboélices executivos mais populares do mercado hoje em dia. Seja por sua ampla cabine, operações single-pilot, longo alcance, baixos custos operacionais, velocidade, capacidade de pouso curto ou a precisão de engenharia e construção Suíça, os clientes encontram o equilíbrio perfeito de recursos para atender às suas necessidades no PC-12 NG.

 

CARACTERÍSTICAS

Faça uma coisa só, de forma excelente

Todo bom produto possui um recurso que o diferencia dos competidores. Um ícone é criado quando se inventa uma categoria que não existia anteriormente. Pode-se dizer que o PC-12 NG quebra essa tradição por sua excelência em suas características. No entanto, o fato de ser tão incrivelmente versátil é o único fator que diferencia o PC-12 NG daqueles que pretendem fazer parte da mesma categoria.

 

CABINE

Fique à vontade e estique as pernas

Bem-vindo à Classe Pilatus. O volume da cabine do PC-12 NG é maior do que a maioria dos turboélices e jatos executivos de porte médio, que custam o dobro de seu preço. Assentos executivos projetados para proporcionar conforto e acesso ao compartimento de bagagem durante o voo agregam no ambiente para qualquer viagem - de curta ou longa distância. Um lavatório espaçoso e discreto é integrado à parte dianteira da cabine, oferecendo privacidade total sem infringir o espaço da bagagem. Um piso completamente plano proporciona aos passageiros um conforto ainda maior durante voos mais longos.

Tudo está nos Detalhes

A forma segue a função. Mas, no PC-12 NG, ela vem logo depois. Em parceria com a BMW Designworks para criar designs de interiores modernos e elegantes, cada aeronave é projetada individualmente e primorosamente para atender não apenas os requisitos de nossos clientes, mas também a herança de fabricação suíça. Desde o momento em que você entra na cabine, fica claro que o PC-12 NG realmente faz parte de uma categoria própria. Você apreciará o artesanato do velho continente e a atenção aos detalhes apresentados na forma de trabalhos em couro personalizados, armários em madeira rústica e estofados finos que são abundantes em toda a aeronave. Fique à vontade e aprecie os detalhes - nós certamente faremos o mesmo.

 

COCKPIT

O avançado nunca foi tão simples

O cockpit do PC-12 NG é equipado com o conjunto aviônico integrado Honeywell Primus Apex™ Este sistema avançado e intuitivo permite que a tripulação interaja com a navegação, comunicação, consciência situacional e sistemas de alerta e status da aeronave. Ele foi desenvolvido especificamente para o PC-12 NG para fornecer os recursos avançados de jatos de porte grande e aviões comerciais.

Para pilotos que não precisam de copiloto

Somente o Pilatus PC-12 NG oferece uma aviônica avançada de um jato executivo de alta qualidade feita sob medida para piloto único. Com um piloto automático otimizado para estabilidade e suavidade, e a visão sintética SmartView™ com simbologia HUD baseada em desempenho, o conjunto aviônico integrado Honeywell Primus Apex™ é referência em controle final e percepção situacional sem uma curva de aprendizado acentuada. Simples. Poderoso. Intuitivo. Definitivamente Pilatus.

 

MISSÕES ESPECIAIS

A plataforma mais versátil do mundo

O PC-12 NG é praticamente inigualável em termos de capacidade de missão especial. Ele oferece aos operadores a capacidade de cobrir toda uma gama de tarefas com um único tipo de aeronave, incluindo vigilância aérea, assistência médica, transporte de carga e busca e salvamento. Em outras palavras: missões que exigem intervenção imediata e total confiabilidade.

Incomparável

Projetado como nenhum outro avião

A versão mais recente do PC-12 NG decola e voa com mais velocidade, sem aumento de potência. Por meio de inteligentes refinamentos aerodinâmicos, ele é cinco nós mais rápido que seu antecessor, com uma velocidade de cruzeiro de 285 nós (528 km/h). O alcance máximo foi expandido para 1.845 nm (3417 km).

POR QUE ADQUIRIR UM PC-12 NG?

Dez Razões

 

1 Pistas Curtas

O PC-12 NG pode ser usado em pistas de 2.600 pés em seu peso máximo. Voe com mais proximidade de seu destino final e economize tempo total de viagem.

2 Pistas Não Pavimentadas

Capaz de operar em pistas de terra, cascalho e grama, o PC-12 NG pode levar você a lugares que nunca esteve uma aeronave executiva. Vá em frente e explore. Você pode se surpreender ao ver outro PC-12 em seu local isolado de refúgio preferido.

 

3 Espaço de Cabine

Com 9,34 metros cúbicos (330 pés cúbicos) de volume de cabine, você terá mais espaço do que jatos executivos que custam o dobro do preço. Um piso plano proporciona mais conforto para os seus passageiros e permite posicionar facilmente qualquer carga que você possa carregar.

 

4 Porta de Carga

Projetado para permitir que uma empilhadeira, carregue um pallet padrão diretamente para a cabine, ele certamente pode acomodar sua bagagem, sua motocicleta e sua prancha de surfe.

 

5 Liderança

Em produção há mais de 20 anos, a Pilatus criou a categoria de avião turboélice monomotor executivo com o PC-12. Embora os fabricantes tradicionais de aeronaves executivas tenham dito que nunca voariam, hoje ele lidera todo o mercado em vendas e desfruta de um histórico de segurança equivalente a jatos executivos bimotor de tripulação profissional.

 

6 Versatilidade

O PC-12 é usado em todo o mundo, com proprietários-pilotos, corporações, empresas de fretamento, ambulâncias aéreas, missões especiais, agentes de carga e policiais. Esta versatilidade dá aos proprietários a confiança de que seu investimento em um PC-12 NG foi uma boa decisão.

7 Eficiência

Todo o conceito por trás do turboélice monomotor PC-12 NG é viajar mais longe, mais rápido, com mais conforto e com menos combustível.

 

8 Valor de Revenda

Os proprietários do PC-12 desfrutam de uma das mais altas taxas de retenção de valor de revenda de toda a aviação executiva. Historicamente, os PC-12 de 5 anos retiveram 85% de seu preço de varejo original quando vendidos ou negociados - geralmente para outro PC-12.

 

9 Produzido na Suíça

A Pilatus é a única fabricante de aviões suíça. Desde 1939, todas as aeronaves Pilatus foram projetadas e fabricadas com a lendária qualidade suíça. Temos orgulho de ser chamados de engenharia excessiva.

 

10 Suporte ao Cliente

Na Pilatus, projetamos e apoiamos nossas aeronaves com o objetivo de manter você em voo. Nosso modelo de negócios não se baseia no lucro do tempo de inatividade de nossos clientes. Por 16 anos consecutivos, nosso serviço foi classificado como Número UM no mercado de turboélices executivos.

NOVA HÉLICE DE CINCO PÁS

Vá mais longe e mais rápido com menos combustível

Projetado especificamente para o PC-12 NG pela Hartzell, a hélice de material composto de grafite de cinco lâminas reduz os níveis de ruído de cabine, melhora o desempenho de decolagem e reduz os custos de manutenção do ciclo de vida e é facilmente reparável. As pás da hélice apresentam uma borda de ataque de níquel-cobalto e são fabricadas usando o design estrutural monobloco de fibra de carbono aeroespacial. O formato de lâmina fina também é otimizado para baixo arrasto. A nova hélice tem certificação de vida ilimitada. Com uma hélice composta, os reparos são realizados com o uso de epóxi, em vez de arquivar o material em uma hélice de alumínio. Dessa maneira, as lâminas compostas são restauradas nas novas dimensões de fábrica em cada intervalo de revisão. No terceiro ciclo de revisão, o suporte composto retorna um valor significativo em relação ao suporte de metal.

 

POTÊNCIA

Um avião, um motor

Acreditando que o poder do projeto monomotor está no casamento entre tecnologia e simplicidade, o desenvolvimento do PC-12 surgiu da longa história da Pilatus em construir aeronaves de treinamento para as forças aéreas ao redor do mundo. Não é de se surpreender que segurança e confiabilidade estivessem no topo da lista de metas de design para o PC-12 NG. A aeronave é equipada com numerosos sistemas e estruturas à prova de falhas, e é impulsionada pela Pratt & Whitney Canada PT6, considerada a turbina de aeronave mais confiável já construído.

SISTEMA DE FRENAGEM/DESACELERAÇÃO E TREM DE POUSO

Expanda sua lista de destinos remotos

O trem de pouso principal é projetado para operações em superfícies pavimentadas e não pavimentadas. Sua velocidade de aproximação incrivelmente lenta e o sofisticado sistema de sistema de frenagem/desaceleração reduzem a distância de pouso para um mínimo absoluto e mantêm cada aterrissagem segura. Esse desempenho adicional abre seu mundo de opções para mais de 21.300 pistas - quase o dobro do número de locais acessíveis a aeronaves que custam milhões a mais. Imagine as possibilidades. Imagine a economia de tempo. Imagine onde o Pilatus PC-12 NG irá levá-lo.

 

Meticulosamente projetado para fornecer um nível inigualável de robustez e durabilidade, que proprietários de aeronaves Pilatus sabem que não podem encontrar em nenhuma outra aeronave. O desempenho inigualável do PC-12 NG oferece incríveis possibilidades de destino. Há muitas histórias sobre esta aeronave lendária - qual será a sua?

 

COMPARTIMENTO DE BAGAGEM

Espaço suficiente para sua bagagem - e a do seu companheiro de viagem

O volume do compartimento de bagagem supera o que é oferecido por aeronaves que custam mais na aquisição e operação. Ou se você preferir viajar com pouca bagagem e quiser mais espaço para você e seus companheiros de viagem, simplesmente mova a partição traseira para trás. Você terá ainda mais espaço para se esticar e muito espaço para bagagem.

 

E, ainda por cima, seus valiosos pertences sempre serão transportados em uma seção de cabine aquecida e totalmente pressurizada, acessível a qualquer momento durante o voo.

PORTA DE CARGA

Para aqueles que não viajam com pouca bagagem

Você pode esperar grandes coisas de uma porta tão grande. O PC-12 NG possui uma porta de carga do tamanho de um palete de fábrica. Mas sem um volume de cabine prático, a porta é simplesmente uma grande abertura. O PC-12 NG possui um impressionante espaço de carga que aproveita a arquitetura de piso plano, proporcionando uma infinidade de usos. Os pilotos do PC-12 gostam de dizer: “Se passar pela porta, dá para levar com você”. Além disso, a sua bagagem é facilmente acessível durante o voo na seção aquecida e pressurizada da cabine. O generoso alcance do centro de gravidade (CG) do PC-12 NG, juntamente com o interior, contribui para a sua versatilidade lendária. Então, em sua próxima viagem, pode ser que você não precise escolher o que levar - apenas leve tudo.

 

TÉCNICA SUÍÇA

Projetado como nenhum outro avião

Delicados e dedicados, muitos funcionários da segunda e terceira geração da Pilatus concentram-se na construção da melhor aeronave por meio de uma fusão de tecnologia de ponta e técnica tradicional suíça. Nós chamamos isso de "Classe Pilatus" e a descrevemos simplesmente como o mais alto padrão de precisão e qualidade. O PC-12 é referência de excelente versatilidade, desempenho, confiabilidade e flexibilidade operacional. Como tal, ele é um dos aviões executivos mais populares movidos a turbina do mercado hoje em dia, com mais de 1.500 modelos entregues até hoje.

AMBULÂNCIA AÉREA

O melhor atendimento possível - a qualquer hora, em qualquer lugar

O PC-12 NG provou com sucesso suas credenciais neste campo para clientes de todo o mundo. Os operadores estão impressionados com a flexibilidade e alta disponibilidade da aeronave. A Royal Flying Doctor Service da Austrália e a Ornge of Canada estão entre os usuários de PC-12s especialmente configurados para missões médicas. O PC-12 é uma ambulância aérea ideal, não apenas por seus baixos custos operacionais e capacidade única de operar dentro e fora de pistas irregulares.

 

A generosa cabine pressurizada oferece espaço e conforto suficientes para até três pacientes, além dos sistemas médicos. A porta de carga de grande porte garante carga e descarga sem complicações, e a cabine pode ser reconfigurada de acordo com o perfil da missão para máxima flexibilidade do operador.

 

Equipamento de cabina para missões de ambulância.

VIGILÂNCIA

Seu ganho no ar

O PC-12 NG é particularmente adequado para o trabalho de vigilância e também pode realizar uma infinidade de missões. Em comparação com outros aviões bimotores turboélice, jatos e helicópteros, o PC-12 NG é muito menos oneroso de comprar e operar durante o seu ciclo de vida.

 

Sistema de vigilância

O PC-12 NG Spectre é uma excelente plataforma para realizar missões de vigilância. O sistema de sensor eletro-óptico e infravermelho está localizado na cauda e abaixa e retrai conforme exigido por meio um dispositivo de elevação operado remotamente pelo piloto ou pelo controlador da missão. As duas portas de abertura interna minimizam a resistência do ar e permitem o campo de visão do sensor de 360° quando abaixadas no fluxo de ar.

Cabine spectre

A cabine espaçosa e pressurizada do PC-12 NG é particularmente adequada para longas missões de vigilância e durabilidade a longo prazo. Para adequar o ambiente da cabine às necessidades de cada operador individual, o PC-12 NG Spectre pode ser especificado com várias opções, incluindo assentos executivos e padrão, estações de observador e operador de sensor, vários rádios de comunicação, link de dados e até mesmo um banheiro privado. Cada PC-12 NG Spectre é configurado exclusivamente para atender aos requisitos da missão de seu operador.

 

Console do operador

O uso prolongado de sistemas de vigilância de ponta requer um ambiente operacional adequadamente equipado. Com isso em mente, a Pilatus desenvolveu uma estação de controle de operador modular que pode ser especificada para abrigar uma variedade de monitores de monitoramento, mídia de gravação e controles do sistema de sensores. O PC-12 NG Spectre pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de vigilância e comunicação aérea em tempo real com o pessoal de terra.

 

BUSCA E RESGATE

Quando o tempo é o fator mais importante

O PC-12 NG também pode ser configurado com uma porta multiuso. Esta porta extra, que pode ser aberta em voo, é integrada dentro da porta de carga maior. Isso dá ao PC-12 NG uma vantagem única em uma ampla gama de missões: a porta menor permite soltar, por exemplo, alimentos e suprimentos, ou paraquedistas. A versão combinada com quatro assentos, por exemplo, oferece espaço de arrumação generoso para suprimentos auxiliares ou equipamentos auxiliares. A porta utilitária/descarga pode ser instalada na porta de carga padrão do PC-12 NG.

TRANSPORTE

Desempenho com flexibilidade

A porta de carga PC-12 NG é uma grande vantagem, permitindo fácil carregamento e descarregamento de cargas volumosas ou pesadas. Milhares de horas voando em ambientes severos provaram que a versatilidade, a alta carga útil e a excelente qualidade de construção do PC-12 NG contam entre as principais razões pelas quais ele é usado por muitas organizações civis e órgãos governamentais para o transporte de passageiros e carga. Pouquíssimas aeronaves podem sem comparadas ao PC-12 NG em termos de custos operacionais.

 

Dependendo do tipo de carga, a cabine pode ser equipada em diferentes configurações. Para itens volumosos, os assentos podem ser removidos fácil e rapidamente para liberar os 330 pés cúbicos inteiros para estocagem. Para o transporte de passageiros, uma versão de nove lugares oferece um nível excepcionalmente alto de conforto durante o voo. Os passageiros apreciam os benefícios imbatíveis desta configuração. Uma variedade de opções de assentos de luxo também está disponível para uso comercial.