• O Jato Pilatus PC-24 faz o seu voo inaugural!                                                     text down<                text up>

    A primeira unidade do Jato Super Versátil Pilatus PC-24 realizou voo inaugural nesta segunda, 11 de maio no aeroporto de Buochs, na Suíça. Mais de 1.800 funcionários da Pilatus envolvidos no projeto da aeronave estavam presentes para aplaudir o jato executivo na  decolagem.

     

    O protótipo P01, prefixo HB-VXA voou pelo centro da Suíça por 55 minutos. O voo ocorreu exatamente como planejado sem quaisquer problemas.

     

    O  Pilatus PC-24 é capaz de um desempenho excepcional, e seu voo inaugural possibilitou demonstrar algumas características impressionantes: o jato bimotor decolou da pista 07 em menos de 600 metros e subiu a dez mil pés (aproximadamente três mil metros) em cerca de três minutos. Dois pilotos completaram a meticulosa série de testes planejada. O voo seguiu o percurso pelo centro da Suíça, partindo de Altdorf até Brünig via Engelberg.

     

    O Piloto de testes Paul Mulcahy, que possuí mais de onze mil horas de experiência, voou o  Pilatus PC-24 como comandante da aeronave. Paul já realizou incontáveis testes de voos em diversos tipos de aeronaves e adquiriu uma vasta experiência em jatos bimotores. “Tudo está incrível até o momento! Belíssimo controle em voo – Voou como esperado – uma verdadeira aeronave Pilatus!”, reportou o segundo e experiente piloto de testes, Reto Aeschlimann, pelo radio, direto do cockpit.

     

    A aeronave Pilatus PC-21 acompanhou e monitorou o Pilatus PC-24 ao longo do voo. Como natural em voos inaugurais, o trem de pouso do Pilatus PC-24 não estava recolhido. Doze engenheiros de teste assistiram o voo do solo acompanhando o fluxo de dados do voo em tempo real. Havendo a necessidade, estes especialistas poderiam passar aos pilotos informações cruciais para tomada de decisão: um outro meio de garantir melhores condições de segurança para todo primeiro voo.

     

    Nos últimos meses, diversas características do Pilatus PC-24 foram testadas e aperfeiçoadas em simuladores e modelos colocados em túnel de vento. Como parte da equipe de desenvolvimento, os dois pilotos estavam envolvidos em todos os testes e verificaram durante o voo a precisão dos pressupostos teóricos.

     

    O primeiro jato executivo Suíço

    “Com certeza é um momento de emoção, e outra grande marca na história da aviação Suíça”, disse Oscar J. Schwenk, Presidente do Conselho. “Ver o nosso novo jato executivo decolar em seu voo inaugural é algo que trabalhamos muito duro e sonhamos por muito tempo. Hoje, finalmente, esse “Sonho Suíço” virou realidade!” Como outros membros da equipe de teste, o rosto de Schwenk estava cheio de entusiasmo.

     

    Os espectadores aplaudiram novamente quando os pneus do Pilatus PC-24 tocaram suavemente o asfalto. Paul Mulcahy ganhou mais aplausos assim que deixou o cockpit dizendo a multidão que a aeronave era “um autêntico Pilatus”.

     

    Programa de teste de voo desafiador

    A Pilatus vendeu 84 Pilatus PC-24 em um espaço de apenas 36 horas na edição da EBACE (European Business Aviation & Exhibition) do ano passado, realizada em Maio.

     

    O Pilatus PC-24 é o primeiro jato executivo do mundo a ser equipado com uma porta de carga standard, com desempenho de decolagem e pouso que permitem o uso em pistas muito curtas e não pavimentadas. O jato também possui uma cabine espaçosa com um interior que pode ser personalizado para acomodar as necessidades individuais do cliente. Este é realmente um "Jato Super Versátil" - um avião projetado para uma ampla variedade de missões em consonância com os requisitos específicos.

     

    A SYNERJET Corp. é a distribuidora exclusiva do Jato Super Versátil Pilatus PC-24 e do turboélice Pilatus PC-12 NG no Brasil e em toda América Latina.

     

    Um total de três protótipos serão construídos e utilizados para completar um rigoroso programa de testes durante cerca de 2.300 horas nos próximos dois anos. Menos de metade dessas horas será realmente voada na Suíça, o restante acontecerá em outro lugar. Certificação e entregas iniciais das primeiras aeronaves que sairão da linha de produção estão previstas para a partir de 2017.

     

    Para mais informações acesse: www.synerjet.com.

     

    Para baixar todos os filmes desse evento acesse: www.pilatus-aircraft.com/#243.